quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Atividade 1 - Roteiro da História em Quadrinho

a) Descrição do tema escolhido.

     A pornografia infantil é um dos crimes mais comuns no mundo virtual que possui maior taxa de crescimento nos últimos anos. É um crime sexual cometido contra crianças e adolescentes. 
     São diversas as formas de condutas e ações para a realização do ato, no entanto, a internet é um dos maiores meios utilizados.


b) Apresentação dos personagens.

A história é composta por vários personagens: 
  • Eduardo (vítima);
  • Rodrigo (Agressor);
  • Daniela (Professora);
  • Kátia (Mãe);
  • Edgar (Pai);
  • Marcelo (colega de classe);
  • Rosa (Diretora).

c) Apresentação do ambiente (cenário).

  A história irá se passar entre a  Lan House e a escola o qual Eduardo estuda.

d) Desenvolvimento da relação entre os personagens e o ambiente.

Eduardo é uma criança extrovertida e bem comunicativa que possui 12 anos. Reside com seus pais em uma cidade pacata e tranquila do interior. Estuda  na Escola Dom Pedro Reys. 

e) Apresentação de uma situação problema.

Na cidade de Eduardo abre um novo estabelecimento, uma Lan House. A novidade do momento. Eduardo muito curioso começa a frequentá-la e a ter acesso ao mundo digital. Nesses primeiros contatos com a internet acaba conhecendo Rodrigo, o agressor. 
As conversas começam a ficar mais frequentes. Rodrigo começa a seduzir Eduardo propondo uma carreira de modelo. Eduardo é convencido e acaba enviando algumas fotos para o agressor. 

f) Ampliação da situação problema até chegar ao ponto alto da história.

Após Eduardo enviar algumas fotos a Rodrigo, o mesmo começa a utilizá-las de forma inadequada, publicando-as em sites de pornografia. 
 Eduardo, a princípio, não sabendo da real dimensão da situação sente-se empolgado pois acha que, de fato, irá virar modelo. Ele chega compartilhando a "novidade" com seu coleguinha de classe, Marcelo.
Marcelo não se conteve com a novidade e acaba espalhando para outros colega de sala. Dessa forma, a história acaba chegando ao conhecimento da professora Daniela. 


g) Condução da história até a solução do problema e encerramento da história.

A professora Daniela achou estranha a situação. Foi neste momento que ela resolveu chamar Eduardo para conversar e entender melhor o que estava acontecendo. Após o diálogo a professora compreende o que estava se passando e conversa com o aluno. Eduardo, por sua vez, começa a ter noção da real situação ao qual estava passando e senti-se mal e envergonhado por ter enviado algumas fotos ao agressor. A mudança em seu comportamento foi visível, surgindo nele o sentimento de manipulação, desvalorização e o medo dos seus pais descobrirem o fato. 
 A professora leva a situação à direção da escola. Em conjunto, com os outros profissionais, decidem comunicar a família sobre o abuso ao qual Eduardo estava sofrendo. Os pais são comunicados e decidem tomar as medidas cabíveis para solução do problema. Rodrigo é denunciado e acaba sendo preso.




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